O envelhecimento é uma parte natural da vida que não pode ser evitada.

No entanto, os alimentos que você come podem ajudá-lo a envelhecer melhor, por dentro e por fora.

Aqui estão 11 alimentos que podem ajudar você a parecer mais jovem.

1. Azeite Virgem Extra

O azeite extra-virgem é uma das gorduras mais saudáveis ​​do mundo.

A pesquisa mostrou que pode ajudar a prevenir muitas doenças comuns associadas ao envelhecimento.

Reduz a pressão sanguínea, reduz o risco de doença cardíaca, ajuda a prevenir a síndrome metabólica e pode ser eficaz no combate ao câncer (Fonte ConfiávelFonte ConfiávelFonte ConfiávelFonte Confiável)

O azeite também pode ajudar sua pele a parecer mais jovem. Estudos em animais e em laboratório sugerem que ele tem fortes efeitos anti-inflamatórios na pele e pode protegê-la dos danos causados ​​pelo sol (Fonte Confiável)

Além disso, quase 73% do azeite consiste em gordura monoinsaturada, associada ao aumento da elasticidade e firmeza da pele (Fonte Confiável)

Dois estudos analisaram registros alimentares e questionários preenchidos por adultos de meia-idade e mais velhos. Eles descobriram que aqueles com maior ingestão de gordura monoinsaturada do azeite eram menos propensos a causar danos graves ao sol (Fonte ConfiávelFonte Confiável)

CONCLUSÃO: Oazeite possui fortes propriedades anti-inflamatórias que podem proteger a elasticidade da pele e diminuir o risco de danos causados ​​pelo sol.

2. Chá verde

O chá verde é rico em antioxidantes, que podem proteger contra os radicais livres.

Os radicais livres são moléculas instáveis ​​que se formam durante o metabolismo e em resposta ao estresse. Os antioxidantes alteram sua estrutura para não causar danos.

O chá verde é particularmente rico em antioxidantes chamados polifenóis, que podem combater o diabetes, a resistência à insulina , a inflamação e as doenças cardíacas (Fonte Confiável10 Fonte Confiável11 Fonte Confiável)

Os polifenóis também podem ajudar a proteger o colágeno, a principal proteína da pele. Isso pode reduzir e até reverter parcialmente alguns sinais de envelhecimento (Fonte Confiável12 Fonte Confiável13 Fonte Confiável14 Fonte Confiável)

Em um estudo, mulheres com pele danificada pelo sol que foram tratadas com creme de chá verde e suplementos por 8 semanas tiveram melhorias modestas na elasticidade da pele (15 Fonte Confiável)

CONCLUSÃO:O chá verde tem fortes propriedades antioxidantes que protegem o colágeno da pele dos danos causados ​​pelo sol e podem reduzir os sinais de envelhecimento.

3. Peixe gordo

O peixe gordo é verdadeiramente um alimento anti-envelhecimento.

Suas gorduras ômega-3 de cadeia longa são benéficas contra doenças cardíacas, inflamações e colites ulcerativas, entre muitas outras doenças (16 Fonte Confiável17 Fonte Confiável18 Fonte Confiável)

Estudos sugerem que eles também podem proteger contra inflamações e danos que ocorrem durante a exposição ao sol (19 fonte confiável20 Fonte Confiável)

O salmão , um dos tipos mais populares de peixe gordo, tem um componente adicional que pode manter a pele mais jovem.Ele contém um antioxidante carotenóide chamado astaxantina, responsável pela cor rosa do salmão.

Em um estudo, pessoas com pele danificada pelo sol que receberam uma combinação de astaxantina e colágeno por 12 semanas experimentaram melhorias significativas na elasticidade e hidratação da pele (21 Fonte Confiável)

CONCLUSÃO:Peixes gordurosos podem fornecer proteção contra danos na pele que ocorrem em resposta à inflamação e exposição ao sol. A astaxantina no salmão também pode melhorar a elasticidade e a hidratação da pele.

4. Chocolate escuro / cacau

O perfil antioxidante do chocolate escuro é inigualável. É ainda mais poderoso do que bagas de açaí, mirtilos e cranberries (22 Fonte Confiável)

Pesquisas sugerem que pode reduzir a pressão sanguínea, aumentar a sensibilidade à insulina e melhorar a função arterial e a elasticidade (23 Fonte Confiável24 fonte confiável)

O chocolate contém antioxidantes chamados flavanóis, que protegem a pele dos danos causados ​​pelo sol. No entanto, a quantidade de flavanóis varia significativamente entre os diferentes tipos de chocolate ( 25 ).

Um estudo mostrou que o chocolate escuro com alto teor de flavanol dobrava a quantidade de tempo que as pessoas podiam ficar ao sol antes de ficarem vermelhas. Isso não ocorreu em pessoas que comeram chocolate com menos flavanóis (26 Fonte Confiável)

Em outros estudos que compararam o cacau com alto flavanol e com baixo flavanol na função da pele, as pessoas nos grupos com alto flavanol experimentaram um melhor fluxo sanguíneo para a pele e melhorias na espessura, hidratação e suavidade (27 Fonte Confiável28 Fonte Confiável)

Lembre-se, quanto maior o teor de cacau, maior o teor de flavanol. Portanto, certifique-se de escolher chocolate escuro com pelo menos 70% de cacau.

CONCLUSÃO: Ochocolate escuro com alto teor de flavanol pode proteger contra danos causados ​​pelo sol. Também pode melhorar a hidratação, espessura e suavidade da pele.

5. Legumes

Os vegetais são extremamente densos em nutrientes e muito baixos em calorias .

Eles contêm antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas, cataratas e câncer (29 Fonte Confiável30 Fonte confiável31 Fonte Confiável)

Muitos vegetais também são ricos em carotenóides, como o beta-caroteno. Eles podem proteger contra a radiação solar e os radicais livres, os quais podem levar ao envelhecimento da pele (32 Fonte confiável33 Fonte Confiável)

Algumas das melhores fontes de beta-caroteno são cenoura , abóbora e batata-doce .

Muitos vegetais também são ricos em vitamina C, o que é importante para a produção de colágeno e tem fortes efeitos antioxidantes.

Em um estudo, quando as pessoas receberam 180 mg de vitamina C diariamente por 4 semanas, a atividade antioxidante da pele aumentou 37% (34 Fonte Confiável)

Legumes com o mais alto teor de vitamina C incluem folhas verdes, pimentão , tomate e brócolis .

Em outro estudo, os pesquisadores mediram a elasticidade e outras qualidades da pele em mais de 700 mulheres japonesas. Eles descobriram que aqueles que comiam mais vegetais verdes e amarelos tinham menos rugas (Fonte Confiável)